​NOTÍCIAS

FOTOGRAFAR PARA PERTENCER 

 

FLOR.jpg
fotografar.jpg

   Partindo da carga histórica do local no qual se encontra a ETEC Parque Belém (ocupado até 2006 pela Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor - FEBEM/SP), “Fotografar para pertencer” é uma exposição que mostra o olhar dos alunos sobre a escola.

    Ao observar as estruturas e as paisagens do local onde passam a maior parte de seus dias, o que esses alunos/fotógrafos enxergam? Como se sentem? Como ocupam tal espaço? As fotos aqui expostas foram selecionadas pelos próprios alunos da ETEC por meio de interação em uma rede social. A ação teve o objetivo de motivá-los a exercitar o olhar artístico por meio da fotografia e incentivá- los a expressar suas identidades em conexão ao espaço escolar.

 Usando a câmera do celular, os alunos/fotógrafos expressam o que é ser aluno da instituição e de que forma interagem e integram este espaço. A exposição é composta tanto por imagens românticas, com elementos da natureza e sua beleza minimalista quanto por imagens questionadoras, com concreto e recortes geométricos, que revelam o aspecto opressivo, libertador ou questionador do ambiente escolar.