Plano de Curso e Plano de Trabalho Docente

Plano de Curso


O que é?

Os Planos de Curso direcionam o trabalho pedagógico em relação às competências (conhecimentos, habilidades e valores) necessárias à formação integral do aluno de acordo com a habilitação (curso) escolhida.
 

O Plano de Curso apresenta, entre outros, o objetivo de cada curso, o perfil profissional de conclusão, as atribuições e responsabilidades específicas das habilitações, a área de atividades e a organização curricular.

 

Plano de Trabalho Docente

 

O que é?

O Plano de Trabalho Docente é elaborado a partir do Plano de Curso das Habilitações. Nele, o professor elenca as competências e habilidades extraídas do Plano de Curso, apresentado as estratégias selecionadas para a construção da aprendizagem. É também no Plano de Trabalho Docente (também conhecido como PTD) que o docente apresenta a forma como irá  recuperar os alunos com dificuldades no desenvolvimento de competências. Os projetos interdisciplinares específicos dos cursos e as visitas técnicas também são descritos.
 

A avaliação da aprendizagem, os critérios para correção e as evidências de desempenho formam, junto com as especificações acima, o direcionamento do professor no tocante ao processo de ensino e aprendizagem.