​NOTÍCIAS

Outubro Rosa: médico do Hospital Santa Virgínia  ministra palestra na Etec Parque Belém

O ginecologista Dr. Guilherme Negrão de Souza explicou os principais sintomas, fatores de risco, formas de prevenção e tratamento do câncer de mama

 

palestra_outubro_rosa_belem_capa.jpg
palestra_outubro_rosa_belem_8.jpg
palestra_outubro_rosa_belem_4.jpg

Prevenção do Câncer de Mama

 

 No dia 30/10/18, o Hospital Santa Virgínia (HSV) promoveu uma palestra na Etec Parque Belém, esclarecendo as principais dúvidas e compartilhando orientações a respeito da prevenção do câncer de mama. Participaram cerca de 120 alunas dos cursos técnicos de Administração, Eventos, Nutrição, Química, Logística e Segurança do Trabalho.

 

“Quanto mais precoce o diagnóstico do câncer de mama, maior a chance de tratamento eficaz e até de cura”, ressaltou o palestrante, Dr. Guilherme Negrão de Souza, ginecologista e mastologista do HSV. Segundo ele, no Brasil, menos de 25% das mulheres (um quarto das pacientes) fazem o rastreamento adequado, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a cobertura mamográfica de, pelo menos, 70% das pacientes.

 

O especialista explicou os fatores que podem levar ao surgimento do câncer de mama, entre eles, o estímulo hormonal constante, a menarca precoce ou a menopausa tardia e a ausência de gravidez ou de amamentação. As mulheres acima de 50 anos são as mais propensas ao risco de desenvolvimento da doença. 

Entre outros fatores de risco, o médico destacou o sedentarismo, a alimentação inadequada, o consumo excessivo de bebida alcoólica, o sobrepeso e a obesidade. Como forma de prevenção, sugeriu a prática de atividade física aeróbica, de 40 a 60 minutos, com intensidade moderada, pelo menos três vezes por semana. 

No encerramento da palestra, o Dr. Guilherme abordou a importância dos cuidados paliativos, que visam envolver os familiares no tratamento e trazer mais conforto ao paciente, integrando os aspectos psicológicos, sociais e espirituais. Também valorizou a atuação da equipe multiprofissional, que pode incluir médicos, enfermeiros, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e até educador físico na assistência ao paciente.

 

A ETEC Parque Belém agradece a participação do hospital, pois foi muito importante, mostrar às alunas a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este foi o terceiro ano que o HSV contribuiu no programa educativo da instituição.

 

FONTE: Hospital Santa Virgínia

http://www.hsv.org.br/noticias/Outubro_Rosa:_medico_256.php